A Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bissaya Barreto tem a honra de convidar V. Ex.ª a assistir à inauguração da I Exposição Individual de Pintura de Catarina Monteiro – Nihil Obstat – que terá lugar no próximo dia 7 de Maio, pelas 18,30 horas, na Casa Museu Bissaya Barreto.
Sobre a Artista > Catarina Sofia Lima de Sousa Monteiro é natural de Viseu (1963). Cresceu em Lisboa no seio de uma família de diversos artistas e foi particularmente influenciada pelo escultor João Afra. Autodidacta, usa uma técnica que desenvolve há 7 anos. Actualmente frequenta a cadeira de Artes Plásticas da EAUC-ARCA, sob orientação do Professor João Dixo. Durante 2008 esteve sob orientação do jovem artista plástico australiano Byron Coathup. Divide-se há mais de 20 anos entre a Noruega, onde viveu, e Portugal onde reside actualmente, em Coimbra. É admiradora do artista norueguês Bjornulf Dyrud.
Catarina Monteiro é licenciada em Gestão de Empresas (ISCTE, Lisboa), bacharel em Contabilidade, (ISCL, Leiria) e também licenciada em Gestão de Museus, (ESEV, Viseu); Possui Pós-Graduação em Gestão de Recursos Piscatórios (Handelshoyskole, Bergen, Noruega), é Masters of International Business (1º ano), (Handelshoyskole, Bergen, Noruega) e é Mestre em Cultura e Formação Autárquica, (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É membro do CICOP Portugal.

Sobre a Exposição > Nihil Obstat é o título escolhido para a primeira exposição de pintura que expressa, para a artista, o sentido de “um percurso muito natural. Uma vocação que sempre fez muito sentido e por mais diversos que tenham sido os meus interesses ao longo do meu percurso, eles apontaram sempre nesta direcção, embora possa parecer um jogo controverso”. Catarina Monteiro “sente a necessidade imperiosa de pintar quase como um vício ou fado de criadora, maneja as cores a acrílico com pincel, esponja e espátula, acrescentando ocasionalmente a colagem com parcimónia e bom gosto” [Telo de Morais].
A exposição, que conta com o apoio da Secção Consular da Embaixada de Portugal na Noruega, estará patente de 7 a 22 de Maio, na Casa Museu Bissaya Barreto, de 3ª a 6ª feira (10h-13h/ 14h- 18h) e aos fins-de-semana (15h-18h).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home